SOBRE O FÓRUM NACIONAL – INAE / O que é o INAE

O Instituto Nacional de Altos Estudos, INAE, criado em 1991, é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede à Rua Sete de Setembro, 71, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro, Brasil.

O INAE existe para dar caráter institucional e personalidade jurídica ao Fórum Nacional.

Ele promove os Fóruns Nacionais, os Fóruns Especiais e outros eventos ou iniciativas que integrem os programas anuais de trabalho do Fórum Nacional.

Anteriormente a sua criação, os Fóruns Nacionais (o primeiro Fórum ocorreu em 1988) foram organizados com o apoio do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, IBMEC. Com o INAE, portanto, o Fórum foi formalizado, ganhando continuidade e permanência.

O órgão deliberativo superior do INAE é a Assembleia Geral, constituída pelos Sócios Instituidores. A gestão da entidade compete ao Conselho Diretor, que pode ter até trinta membros. O Superintendente-Geral, que também é Secretário Executivo do Conselho Diretor, coordena as atividades do Instituto e é o Presidente do Fórum Nacional.

O INAE dispõe de equipe pequena, terceirizando, mediante a prestação de serviços, grande parte de suas atividades, sejam as de natureza técnica, sejam as de natureza administrativa.

O INAE é financiado mediante doações de seus Patrocinadores: os Grandes Beneméritos – Especiais e os Grandes Beneméritos.

Por decisão da Assembleia Geral, o INAE concede o título de Grande Benemérito do Fórum Nacional a personalidades ou instituições com contribuições relevantes tanto para a entidade quanto para a modernização e o desenvolvimento do Brasil.